O Método Audiolingual é um dos diversos métodos existentes para o
ensino de língua estrangeira, cujo objetivo é levar o aprendiz a comunicar-se na língua
em estudo através do condicionamento e da formação de novos hábitos
lingüísticos.
A maior ênfase é nas estruturas lingüísticas, que são apresentadas em
ordem de complexidade (scaffolding), cuja aprendizagem se dá por
repetição e imitação. No nível elementar o vocabulário é limitado e controlado,
para evitar a ocorrência de erros. Esse método baseia-se na teoria behaviorista ou comportamental (estímulo - resposta), e como tal, o erro é um reforço negativo a ser evitado. Numa típica lição audiolingual, um diálogo é apresentado frase a frase;
os alunos as repetem individualmente e em coro, até que o diálogo seja
memorizado. As amostras de linguagem são cuidadosamente escolhidas, sendo dada
preferência a fitas gravadas por falantes nativos, pois a amostra deve ser
“perfeita”. A pronúncia nativa é exaltada e buscada a todo custo.
Recortes do diálogo são selecionados como “modelos” para
exercícios de repetição e substituição, chamados “drills”.
Não há momentos de reflexão sobre gramática, pois se acredita que nesse método o aprendiz aprende por indução e pela
repetição, e não por análises e explicações gramaticais.
A vantagem normalmente associada com o uso desse método é a aprendizagem acelerada,
comprovada com o uso nas forças armadas americanas na Segunda Guerra Mundial, para o ensino das línguas européias aos soldados que partiam para as
frentes de batalha.
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