Os problemas
enfrentados no cotidiano dos professores de língua inglesa nas escolas
regulares são muitos. Entre eles: a desmotivação, a indisciplina, salas
superlotadas, falta de material didático e a resistência diante da
característica negativa da língua inglesa ser uma língua muito difícil de
aprender e que os alunos não irão usá-la.
Mas nós,
professores, podemos contornar essa situação, sendo criativos, transformando o
ensino-aprendizagem de língua inglesa em algo fascinante, através de atividades
lúdicas e dinâmicas, em situações simuladas e reais, onde o aluno constrói seu
próprio conhecimento. O professor de língua inglesa pode (e deve) trabalhar a
gramática usando o concreto, partindo da realidade do aluno.
È possível minimizar
esses problemas através da nova abordagem que aponta para o fator interativo e,
que deve ser utilizada pelo professor em sala de aula, para que o objetivo do
ensino de língua estrangeira seja o seu uso real: a Abordagem Comunicativa.
Segundo Almeida Filho
(1993), a comunicação na sala de aula pode por sua vez significar:
· Dar instruções ocasionais na própria língua que se está ensinando e lê textos em voz alta na sala.
· Apresentar canções, cantar, fazer jogos e dinâmicas;
· Trabalhar com textos basicamente (geralmente um texto por aula e conduzindo-a na língua dos alunos);
· Desenvolver atividades orais (compreensão de linguagem oral, repetições para ajudar a fixar, desempenho de papéis em grupos e dramatizações);
· Ensinar num ritmo rápido mantendo interações orais breves com os alunos com o intuito de praticar e testar a aprendizagem da língua-alvo.
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